Se os noivos são os protagonistas do grande dia, os convidados são os coadjuvantes que ajudarão tornar a cerimônia ainda mais memorável. Por isso, há coisas que todoconvidado de casamento deve saber para abrilhantar a celebração (e não pagar mico).
O casal se dedicou muito para proporcionar uma linda festa. Por isso, os convidados precisam fazer sua parte. Isso vai desde a escolha do traje até um comportamento adequado.

Com o bom senso de companhia, acompanhado do carinho pelos noivos, é possível viver um casamento extremamente agradável e emocionante.
Pensando em evitar enganos e constrangimentos, mas também proporcionar uma ótima experiência para os noivos e convidados, elaborei uma lista com 13 coisas que todo convidado deve saber. Confira!
1. Ser padrinho e madrinha só com convite
Jamais peça aos noivos para ser madrinha ou padrinho de casamento. Se for para ser, no momento certo você vai receber o convite.

Por mais despretensioso que seja o pedido, você poderá deixar os noivos constrangidos caso você não estivesse na lista de madrinhas e padrinhos a serem convidados.

Isso porque os noivos têm a difícil tarefa de escolher entre tantos amigos especiais que vão cumprir este importante papel. Muitas vezes, há familiares também dispostos a isso.
Pode ter certeza que eles muito pensaram antes de fazer a escolha. E não ter sido escolhido, não significa que eles consideram menos você.
2. Não convide ou peça convite para pessoas que não foram incluídas
Os noivos planejaram a lista de convidados com todo cuidado, muitas vezes sofrendo para decidir quem convidar, quem cortar.
Dessa maneira, se alguém não foi convidado, não foi esquecimento, mas uma decisão bem pensada.

Além disso, se o seu convite consta apenas seu nome, sem adicional de acompanhante, “e família”, “extensivo aos filhos”, não insista em levar outra pessoa com você.
O mesmo vale para o famoso “bico”. Não faça! Se, por exemplo, foram convidados você e sua mãe, mas ela não poderá ir, nada de levar um irmão, primo ou amigo no lugar.

Se seu convite não menciona outras pessoas a resposta está dada. Um casamento custa caro e o buffet é um dos contratos que exigem mais investimento.
3. Nada de roupa branca, off white ou nude
Essa é uma das coisas que todo convidado de casamento deve saber, mas sempre vai bem reforçar.
O tecido branco é uma exclusividade da noiva - assim como as variações que se assemelham (off white, nude e bege).

Também lembre-se de que é um casamento, é uma ocasião especial, é formal.
Se tiver dúvidas em relação ao que vestir, vista social. Nunca, em hipótese alguma, use jeans.
Outro detalhe que você deve se atentar é se a noiva escolheu uma paleta de cores para as madrinhas. Caso positivo, evite as cores da paleta!
4. Casamento não é só festa
Comemorar a união do casal amado na festa é muito legal, afinal, ali está os comes e bebes e a galera toda reunida.
Entretanto, a cerimônia também é parte importante – se não a mais! – do casamento. Por isso, vá à celebração, independentemente se não for compatível com a sua religião.

Muitos convidados faltam e vão direto para a festa. Se você foi convidado, é porque o casal gostaria de ter a sua presença no dia mais importante da vida deles. Você terá muito tempo para aproveitar a festa depois!
5. Silêncio
O silêncio é uma dádiva quando se trata da celebração formal e/ou religiosa do casamento.
Assim sendo, a regra é clara: desligue o celular ou coloque-o no modo silencioso na cerimônia.
É deselegante ouvir aquele barulhinho de despertador tocando sem parar em um momento precioso e importante da celebração.

Além disso evite os cochichos - comentários emocionados irão acontecer, é claro, mas tudo tem a sua hora.
Enquanto o celebrante fala, na hora dos votos e em outros momentos, evite ficar de conversa paralela com outros convidados.
6. Não atrapalhe o trabalho do fotógrafo
Chegou a parte que muito me toca! Pior do que cruzar o tapete na hora do cortejo é tentar disputar espaço com o fotógrafo.
A empolgação do momento, associada à era dos smartphones e do 4G, quando tudo é instantâneo e parece obrigatório registrar no Stories, pode gerar erros irreparáveis na fotografia oficial.

Portanto, nada de se enfiar com seu celular na frente do fotógrafo ou da cena que está acontecendo.
Isso vale, principalmente, para momentos-chave, que não podem ser repetidos: entrada da noiva, despedida com o pai, votos e beijo.

Por mais amigo que você seja do casal, deixe a missão para os profissionais de fotografia.
7. Tire todas as suas dúvidas com antecedência
Se surgir alguma dúvida sobre o casamento, o primeiro que deve fazer é consultar o texto do convite de casamento ou o site que os noivos fizeram ou perfil em redes sociais.
Provavelmente lá estarão todas as informações, desde como chegar ao local até o dress code.

Só pergunte diretamente aos noivos em último caso. Eles já possuem muitas tarefas, principalmente na reta final da celebração.
8. Saiba o limite dos comentários indiscretos
“Agora só falta o neném!”, “quanto custou a festa?”, “não gosto dessa cor para decoração”, entre outros.
Só de ler essas frases já dá um arrepio, né? Isso porque todas se tratam de comentários constrangedores.
Preocupe-se apenas em se divertir e, sobretudo, ser cordial com os noivos. A vida pessoal do casal, seus gostos e gastos são sigilo.
9. Confirme a presença e seja pontual
Pode parecer bobagem, mas a confirmação é de suma importância para o planejamento dos anfitriões.
Também não é legal confirmar a presença por WhatsApp ou pessoalmente com o casal; afinal, imagina se todos tiverem essa ideia?

Em geral, no convite costumam vir estipulados os canais de comunicação com a empresa responsável por esse serviço. Respeite-os!
Jamais confirme presença e desista na última hora. Se surgir um imprevisto, avise.
No dia da cerimônia, chegue no horário estipulado. O atraso (ainda assim, breve) é um privilégio apenas da noiva.
10. Compre o presente da lista
A lista de presentes é uma das facilidades do mundo moderno dos casamentos.
Sabe aquela dúvida que a gente sente quando precisa comprar um presente e não sabe qual? Pois é, a lista de presentes mata essa dúvida.
É a lista que te dá a certeza de que os noivos vão gostar do presente escolhido.
Dessa forma, não corra riscos - presenteie com algo que de fato irá agradar e será útil.
11. Cumprimente os noivos
Essa também é uma das coisas que todo convidado deve saber, mas que nunca é ruim reforçar.
Muitas vezes, para cumprimentar os noivos, forma-se uma fila gigantesca. E a tendência é você adiar este momento, principalmente em meio aos atrativos da festa.
No entanto, eles são os anfitriões e quiserem muito a sua presença ali. Por isso, seja paciente e vá tratá-los com a atenção merecida.

Da mesma forma, lembre-se de que os noivos estão felizes em ver você, mas que eles precisarão dividir a atenção entre muitos convidados, organização do evento e emoções.
Aproxime-se para cumprimentar, mas lembre-se de que são muitos convidados e todos desejam o mesmo que você. Não se estenda!
12. Beba com moderação e alimente-se bem
Todos têm motivos de sobra para aproveitar a festa em todos os sentidos, mas é sempre bom ter cautela, principalmente com as bebidas alcoólicas.
Isso porque quando ela sobe à cabeça, ficamos mais soltinhos. Dessa forma, a moderação é essencial para não dar vexame - como falar no microfone sem que esteja programado.

Ninguém tem o direito de estragar um evento planejado com tanto carinho – e por tanto tempo.
Além disso, para evitar os efeitos negativos da bebida, aproveite o buffet. A máxima “saco vazio não pára em pé” faz todo o sentido aqui.

13. Não leve a decoração e todos os doces embora
Os doces são as estrelas do buffet! De fato, são deliciosos e sempre bate aquela vontade de comer mais um.
Mas lembre-se de que guardanapos, saquinhos e derivados não são porta doces.
A não ser que façam parte das lembranças, os docinhos existem para serem degustados na festa.
O mesmo acontece para os brownies e bem-casados. Não pegue mais de duas unidades, por mais deliciosos que eles forem.

O mesmo conselho vale para a decoração - velas e arranjos são lindos, mas seu intuito é tornar o ambiente da festa mais bonito.
Portanto, nada de sair carregando vasos e flores roubados das mesas do casamento.
Ciente das coisas que todo convidado deve saber, agora só esperar o grande dia e compartilhar os momentos especiais.
E você, noivinha que ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.
Gostou de ler as coisas que todo convidado de casamento deve saber? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!
Cadastre-se na lista de dicas!
* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento / / ( dd / mm / yyyy )
