28/12/2020 às 18:25 Casamentos Beleza

Última prova do vestido de noiva: quando fazer e o que considerar?

2745
6min de leitura

Chegou o momento em que bate aquele friozinho na barriga: a última prova do vestido de noiva. Em pouco tempo, você estará a caminho do altar!

O vestido de noiva é, sem sombra de dúvidas, uma das principais escolhas do casamento e cada prova conta para deixar o look do jeitinho que você sonhou.

No entanto, entre todos os compromissos com o ateliê, a última prova é a mais decisiva, pois trata-se dos ajustes finais para que você possa estar impecável no grande dia.

Portanto, a última prova do vestido de noiva serve para não deixar nenhuma ponta solta e garantir que o comprimento do vestido esteja adequado para o sapato e que nada esteja muito justo ou muito largo, proporcionando o conforto que você merece para a celebração.

Pensando neste momento, preparei este artigo para orientar sobre quando você deve fazer a última prova do vestido de noiva e o que levar em conta neste momento. Confira!

Quando fazer a última prova do vestido de noiva?

Em geral, do noivado ao casamento, é recomendado que a noiva faça cerca de 4 a 5 provas do vestido.

Quando se trata da última prova do vestido de noiva, cada ateliê tem sua forma de trabalhar, afinal, cada vestido tem seu próprio ritmo de “produção”.

Entretanto, de forma geral, o período pode variar entre 45 a 5 dias antes.

Em casos de vestidos alugados, por exemplo, a estimativa é que a última prova do vestido ocorra cerca de 15 dias antes da celebração, pois assim ele poderá ser devidamente lavado e as costureiras têm tempo o suficiente para fazer os últimos reparos e acabamentos.

Vestidos feitos sob medida geralmente são entregues cerca de 10 dias antes do casamento, exigindo, assim, que a última prova também seja cerca de 15 a 20 dias antes do grande dia.

É importante lembrar, no entanto, que não existe uma regra, cada noiva tem seu tempo e suas escolhas, assim como cada ateliê tem seu prazo de atendimento. Portanto, é importante alinhar com a sua ou o seu atendente sobre o período ideal para a última prova.

7 aspectos a considerar para os últimos ajustes nos vestidos

A esta altura, o vestido está praticamente pronto. Provavelmente o seu modelito já passou por várias etapas nas quais as mudanças mais estruturais foram feitas. Agora, é hora de se atentar aos detalhes e fazer pequenas alterações.

Sendo assim, confira 7 pontos que você não deve deixar de considerar na última prova do vestido para que você esteja uma verdadeira princesa no dia do casamento:

1. Atente-se aos últimos ajustes

Busque não deixar para solicitar mudanças significativas na última hora. É importante que você peça alterações relevantes ao longo do processo de produção e ajuste do vestido (entre as 4 e 5 provas que citei acima), para que você se sinta amplamente segura com suas escolhas quando tudo estiver pronto. 

Tenha em mente que, na prova final, dá apenas para fazer pequenas alterações, como barra, zíper, um detalhe no decote ou na manga.

Lembrando que, um dos pontos que mais preocupam as noivas - a variação de peso - é um processo natural com o qual a maior parte dos ateliês está acostumada a lidar.

O importante é o alinhamento entre noiva e estilista. Você deve se sentir segura confiando no profissional que contratou para fazer ou ajustar seu vestido.

2. Leve os sapatos 

O sapato é o item indispensável quando se trata da última prova do vestido de noiva.

É com este acessório que os profissionais responsáveis pela roupa poderão verificar se a barra do vestido está na altura correta. 

Sapatos genéricos podem gerar variações, fazendo com que a barra fique mais curta ou mais longa. 

Portanto, não dispense o sapato oficial nesta fase! Experimentar o vestido com o sapato certo é a garantia de que os ajustes necessários e corretos serão realizados.

Além disso, isso é fundamental para que você verifique se o calçado está confortável e é o toque final para se ver com o look completo.

3. Acessórios e lingerie são bem-vindos

Os acessórios escolhidos para o grande dia também devem ser levados para a última prova do vestido de noiva - isso inclui brincos, colar, pulseiras e até mesmo o rosário.

Utilize-os durante a prova do vestido pois, assim, você terá uma visão antecipada de como tudo deve ficar. Dessa forma, caso você ache que uma peça não está harmonizando, poderá fazer a substituição com tempo hábil. 

Leve, também, a mesma lingerie que pretende usar, para ver se ela realmente é adequada para seu vestido.

É bom experimentar a roupa íntima também para verificar se não marca ou aparece com o vestido. Sua lingerie não deve ficar evidente no seu vestido de casamento!

Ela precisa ser confortável e é aconselhável que o tecido seja liso, para não haver problemas com relevo de renda ou pedrarias sobre o vestido. Tome cuidado, também, com alças, para não afetar a harmonia do look e da fotografia. 

4. Tente conciliar o teste de cabelo e maquiagem

É uma prática comum entre as noivas fazer um teste de cabelo e maquiagem antes do casamento. Que tal, então, agendar este teste no mesmo dia da última prova do vestido de noiva? 

Essa é uma oportunidade para conferir o seu visual por completo e, assim, ter tempo de fazer alterações, caso não goste da harmonia entre a roupa e o rosto.

No entanto, se você escolher uma maquiagem e um penteado simples, ou simplesmente não conseguir agendar o teste, não tem problema. 

Tente experimentar o vestido com a pele e o cabelo preparados por você mesma, para que tenha uma visualização melhor da sua beleza para o grande dia.

5. Verifique detalhes como comprimento da saia

Fique atenta à barra e à cauda, se estão nos comprimentos desejados ou se ainda é preciso cortar. 

O vestido não pode, de forma alguma, parecer que foi feito para o corpo e a altura de outra pessoa!

Além disso, verifique se o fechamento está funcionando bem (fechos que trancam ou botões frouxos podem ser um problema), se há alguma manchinha no tecido e se os bordados bem costurados. Esse é o verdadeiro momento do “fale agora ou cale-se para sempre”! 

6. Teste o conforto do vestido

Mais do que belo e deslumbrante, seu vestido de noiva deve ser confortável para que você fique tranquila no altar e aproveite a festa do jeito que merece.

Imagine que você está no casamento: vale caminhar, se sentar, balançar e até dançar para ver como o vestido funciona e se você está se sentindo bem com ele.

Faça todos os movimentos que você costuma fazer em uma festa para se certificar de que está tudo certo com o vestido. Você precisa estar certa de que o vestido está confortável o suficiente para que possa aproveitar cada momento.

Não se esqueça do “teste da cadeira” - verifique se é possível sentar ou se ajoelhar com o modelo escolhido.

Além disso, fique atenta ao forro do vestido. Ele está pinicando em algum lugar? Afinal, ninguém merece este tipo de incômodo.

É nesta hora da última prova que você pode falar se algo a incomoda, para que os ajustes sejam feitos e tudo fique perfeito!

7. Que tal uma sessão de fotos?

A última prova do vestido de noiva é um dos momentos mais emocionantes da preparação para o casamento. 

Portanto, considere levar uma pessoa de confiança para curtir este momento com você e dar opiniões valiosas. Pode ser a mãe, a avó, a irmã ou até mesmo uma madrinha!

Lembre-se de que as etapas de prova do vestido foram muito importantes e você vai adorar relembrar. Portanto, que tal alinhar com seu fotógrafo uma sessão especial também deste momento?

Esse é um momento muito emocionante e rende lindas fotos. Não dispense os registros!

Eu vou adorar fotografar você experimentando seu vestido de noiva pela última vez antes do grande dia.

Portanto, se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar estes momentos especiais

Gostou de saber tudo sobre a última prova do vestido de noiva? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e deseja conversar sobre o seu casamento, me mande um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!

28 Dez 2020

Última prova do vestido de noiva: quando fazer e o que considerar?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL