17/12/2020 às 14:00 Dicas Casamentos

10 perguntas essenciais para fazer ao cinegrafista de casamento

1588
6min de leitura

Cada vez mais os noivos vêm entendendo a relevância do vídeo de casamento: enquanto as fotos promovem uma narrativa estática, o vídeo dá vida, cores e movimento a lembranças marcantes, para toda a vida. Por isso, encontrar um cinegrafista de casamento que atenda às suas expectativas é fundamental! 

Afinal, não há um casal que queira uma filmagem clichê e ultrapassada dos convidados na mesa da recepção.

Hoje, os casais querem e merecem uma verdadeira experiência de cinema, capaz de contar a história do grande dia

A cada vez que assistido, o vídeo deve ser capaz de emocionar as pessoas e reviver as emoções sentidas durante o casamento.

Além de ser um dos contratos mais caros do casamento, o cinegrafista tem grande importância porque é o responsável por eternizar as melhores lembranças da sua vida.

Portanto, uma boa conversa é fundamental para se certificar da credibilidade do cinegrafista de casamento cotado, bem como estreitar os laços com o profissional.

Pensando em te ajudar na missão de ter o vídeo perfeito, listei 10 perguntas indispensáveis para fazer ao cinegrafista de casamento. Confira!

1. Qual é a sua experiência como cinegrafista de casamento?

É claro que todo mundo merece uma primeira chance. Mas o vídeo do seu casamento é importante demais para ficar sob a responsabilidade de profissionais com pouca experiência.

Afinal, pode ser que você conheça um bom cinegrafista, mas a experiência dele é na área esportiva, em shows, jornalismo, entre outros, cujas narrativas são bem diferentes da de um casamento. 

Por isso, é sempre importante conversar com antecedência e analisar o portfólio do profissional, para entender a sensibilidade do trabalho dele e se as produções anteriores condizem com o que vocês procuram. 

2. Qual é o valor do serviço e o que está incluído em contrato?

Todo casal possui um orçamento para o casamento - portanto, entender o preço é fundamental, principalmente quando se trata do cinegrafista dos seus sonhos. Neste caso, vale fazer reajustes no orçamento para realizar essa vontade. 

Também é fundamental que vocês busquem investigar quais são os benefícios de fechar o contrato com o profissional em questão. 

Logo, entenda se o pacote inclui a filmagem da cerimônia na íntegra, um compilado de melhores momentos e/ou até mesmo teasers para as redes sociais do casal.

Além disso, essa pergunta serve para saber se há custos com pós-produção, deslocamento (caso seu casamento seja fora da cidade) e equipe, por exemplo. Às vezes, há extras que derrubam as ideias iniciais e é melhor saber com antecedência! 

3. Você estará disponível durante toda a celebração?

Essa pergunta não quer dizer que você está exigindo que o cinegrafista de casamento esteja filmando até o último convidado a deixar a pista de dança.

Mas é fundamental que vocês possam contar com a presença dele em todos os momentos-chave da cerimônia - seja do making of até o corte de bolo.

Além disso, de nada adianta ele filmar parte da celebração e, depois, deixar toda a responsabilidade nas mãos do assistente. Dois olhares distintos pode fazer com que o resultado final do vídeo não apresente coesão.

É fundamental alinhar com o cinegrafista de casamento o horário de chegada dele, bem como o encerramento da cobertura.

Além disso, vale a pena investigar se o profissional costuma cobrir mais de um casamento no mesmo dia ou se estará à disposição da sua cerimônia.

4. Você trabalha sozinho? Ou há mais pessoas na sua equipe?

Um casamento é composto por várias etapas e muitos detalhes. Por isso, imprescindível saber se o profissional conseguirá cobrir todas as cenas importantes.

Lembre-se também de que a escolha de um cinegrafista que assinará seu trabalho é sempre mais seguro.

Além disso, se o seu casamento for maior, pode ser necessário que ele contrate outros profissionais secundários para dar conta do recado.

Lembrando que buscar entender se o cinegrafista trabalha com uma equipe também é uma medida preventiva. Afinal, o que ocorrerá caso ele tiver um imprevisto no grande dia? Melhor prevenir do que remediar! 

5. Você possui equipamentos reserva?

Um casamento é repleto de cenas que não têm volta: a entrada da noiva, o primeiro beijo casados e a valsa de abertura da pista de dança, por exemplo.

Esses são momentos emocionantes que posso apostar que você não gostaria de perder por nada - principalmente por falhas de equipamentos do cinegrafista!

Um cinegrafista tem a obrigação de levar para cada casamento um equipamento reserva e de qualidade. Busque entender, também, sobre o sistema de backup

Se ele não cuida bem das suas imagens, pode haver riscos gerar grandes problemas em caso de perdas - que seriam irreparáveis, levando em conta o valor emocional.

6. Você faz filmagens com drone?

A pergunta de um milhão de dólares. Afinal, qual casal não quer ter a filmagem da moda, que dá uma perspectiva impressionante de todo o cenário do casamento?

Principalmente para casais que escolhem locais fascinantes em meio à natureza, as filmagens aéreas feitas por drones trarão um toque especial. 

Além disso, este recurso é capaz de fazer imagens que podem ser inseridas na introdução do vídeo, dando um toque poético à história a ser contada.

7. Making of está incluído na filmagem?

As memórias de um casamento começam muito antes da cerimônia propriamente dita, com o making of da noiva e a preparação do noivo.

Sendo assim, certifique-se de que o making of e outros benefícios estão incluídos na proposta ou se algo que você gostaria de ter é um opcional, que deve ser contratado à parte.

Lembrando que a filmagem desses momentos é muito importante em um vídeo que promete contar a história de amor do casal e narrar o dia do casamento!

8. Qual é o prazo de entrega do vídeo de casamento e em qual formato vou receber?

Não estou dizendo que você deve criar expectativas de que, em três dias, o vídeo estará editado em suas mãos. Mas nenhum casal merece pagar pelo serviço e passar mais de um ano à espera da filmagem!

É claro esse é um trabalho que requer tempo e o prazo de entrega pode ser diferente de acordo com cada profissional. 

O período pode variar entre vários meses, então não é uma má ideia se informar sobre esses prazos antes de contratar o cinegrafista de casamento.

Além disso, verifique se você receberá a mídia em CD, pendrive ou apenas em formatos digitais.

9. A trilha sonora pode ser escolhida por nós?

Em geral, um bom cinegrafista de casamento tem um ótimo feeling para escolher músicas que combinem com cada cena filmada.

No entanto, vale a pena verificar a disponibilidade dele de atender sugestões do casal. Talvez vocês queiram introduzir aquela música que estava tocando no primeiro beijo ou aquela música que marcou uma viagem romântica.

Há cinegrafistas que colocam uma trilha aleatória que pode até encantar vocês, mas se desejam as músicas que marcaram o relacionamento, busquem combinar antes.

10. Por que você escolheu filmar casamentos?

Mais do que para buscar entender questões técnicas e todo o contrato, a conversa com o cinegrafista de casamento serve para conhecer a pessoa por trás das câmeras.

Busque entender a motivação e o propósito do profissional com a filmagem de casamento e veja se a personalidade dele dá match com o estilo de vocês enquanto casal.

Essa pergunta, em geral, é capaz de expor aspectos pessoais e aspiracionais do profissional, permitindo também que o casal estreite o relacionamento com ele.

E ter uma relação amistosa com o profissional é fundamental para o casal se sentir à vontade em frente às câmeras.

O filme de casamento é o registro mais completo do seu dia especial. Ter alguém de confiança comandando as filmagens é o primeiro passo para garantir o resultado esperado. Pergunte o tanto que precisar e boa escolha!

Se você ainda não tem um cinegrafista para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!

Gostou de saber quais perguntas você deve fazer ao cinegrafista de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja conversar sobre o seu casamento, me mande um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!

17 Dez 2020

10 perguntas essenciais para fazer ao cinegrafista de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL