31/08/2020 às 22:08 Dicas Casamentos

5 passos essenciais para escolher o sapato de noiva ideal

1110
6min de leitura

A escolha do sapato de noiva é tão importante quanto a do vestido. Engana-se quem pensa que esse item, não precisa de tanta atenção porque não será visto. Ele vai aparecer, sim - quando você anda, senta e sobe escadas. E também será fotografado!

Além disso, a escolha do sapato de noiva ideal vem para complementar o look e tornar o visual do vestido ainda mais bonito e elegante.

Sapato e vestido precisam ter a mesma linguagem e valorizar um ao outro, exaltando a beleza da noiva.

O sapato deve ser de acordo com quem você é, e mostre sua personalidade nos mínimos detalhes, independente do que outras pessoas pensem sobre o modelo.

Lembrando que, se mal escolhido, o sapato ao invés de sonho, pode virar um pesadelo para a noiva. Afinal, ele deve proporcionar segurança para que você desfrute de horas a fio do dia mais feliz da sua vida.

Selecionar o sapato perfeito pode ser uma missão tão desafiadora quanto escolher o vestido perfeito. São tantos modelos diferentes que fica difícil escolher um só, não é mesmo? 

Mas fique tranquila! Separei 5 dicas valiosas para tornar mais fácil a sua busca pelo sapato de noiva ideal. Confira!

1. Conforto em primeiro lugar

Uma noiva merece se sentir plenamente confortável e à vontade com seu sapato para subir ao altar confiante e aproveitar a festa. Portanto, conforto é a palavra de ordem na hora de escolher o modelo ideal.

Portanto, ao sair à procura pelo sapato perfeito, não seja excessivamente econômica. Às vezes, o valor a mais que você investe pode eliminar as chances de você sofrer com dores ou até mesmo ter dificuldade para caminhar até o altar.

Além disso, quando você for comprar o sapato, sempre dê uma volta com ele pela loja para verificar se é realmente confortável para aproveitar toda a celebração.

Lembrando que, quando há muitas opções de modelos, é comum cometermos o erro de provar um pé só

Mas, em geral, nós temos um pé diferente do outro e o que pode estar confortável em um, talvez possa machucar o outro. Por isso, sempre experimente o par para garantir que você está fazendo a escolha certa.

Lembrando que se você não é acostumada a usar salto alto, escolha as opções mais baixas ou até um sapato sem salto. O importante é se sentir bem!

2. Conheça os diferentes tipos de salto

Se você não abre mão do salto alto no dia do casamento, é indispensável escolher aquele que irá proporcionar o máximo de conforto e segurança possível.

Lembrando que o salto alto, mesmo que em tamanho menor, pode ajudar você a manter uma postura mais alinhada e elegante.

No entanto, escolha um modelo que possua um salto que você já está acostumada a usar. Nada de ousar e escolher um salto de 15 cm se você sempre foi acostumada com sapatos mais baixos.

Busque conhecer os diferentes tipos de salto e entender qual é o mais confortável para você, de acordo com seus hábitos e também o tempo que irá usar.

Alto

A partir de 12 cm, é indicado para noivas que desejam alongar sua silhueta. Além disso, se você é daquelas que aguentam todos os dias no alto e não abre mão da elegância, esse é o seu salto.

Médio

É o mais usado e está entre os 8 e 12 cm. Ideal para mulheres que costumam escolher sapatos confortáveis no dia a dia e gostam de salto para ocasiões especiais, sem pensar que eles podem estragar a festa. 

Lembrando que salto médio é recomendado caso você seja mais ou menos da mesma altura do seu amor e não quer parecer muito mais alta.

Baixo

Entre 5 e 8 cm, o salto baixo é a opção mais adequada para aquelas mulheres que querem aproveitar ao máximo e/ou não costumam usar salto alto no seu dia a dia.

3. O sapato de noiva ideal deve ser alinhado com o vestido

É indispensável que o sapato esteja de acordo com o protagonista do seu visual: o vestido de noiva.

Mesmo que você supostamente tenha encontrado o sapato perfeito durante sua pesquisa inicial, espere um pouquinho até ter certeza sobre o modelo do seu vestido. 

Afinal, o comprimento e o corte do seu vestido determinarão o quanto seus sapatos ficarão visíveis e que tipo de sapato (e altura do salto) você deve usar.

Para um vestido mais curto, por exemplo, o sapato pode ser escolhido com o objetivo de adicionar ainda mais cor, brilho, glamour e romance, por exemplo.

Lembrando que, nas provas finais do seu vestido, leve o sapato escolhido com você

Desta forma, a costureira consegue ajustar a barra do vestido certinha. Em geral, o ajuste certo é quando a barra do vestido esconde o sapato e somente a ponta dele aparece quando você senta. 

4. Escolha de acordo com a sua personalidade

Falei muito sobre os sapatos de salto, mas entenda que, de forma alguma, eles são uma obrigação. 

Você é a grande estrela do casamento e o mais importante é que o sapato escolhido tenha a sua personalidade e que faça com que você se sinta você mesma no grande dia. 

O sapato de noiva ideal não é obrigatoriamente o branco, nem o fechado. Podem ser sapatos mais elegantes, coloridos, tênis, botas ou sandálias. 

Sapato fechado

O sapato fechado, como o scarpin, fica perfeito para todos os tipos de casamento. É o queridinho das noivas que querem uma festa bem tradicional e clássica. 

Todas as cores ficam lindas nesse modelo, portanto, fica por conta da noiva escolher a que ela mais gosta.

Colorido 

Mais e mais mulheres optam por modelos coloridos para dar um toque original ao seu look e contrastar com o vestido branco.

As cores se encaixam em todos os estilos, desde o mais romântico até o boho, passando pelo vintage.

Peeptoes

Com um bom salto e plataforma, dão um up no look, além de serem muito confortáveis. Entre os materiais mais utilizados neste modelo está o cetim, que é muito romântico.

Botas

Você pode encontrar modelos com rendas, couro e até mesmo com aplicações de strass ou pérolas, super na moda nesta temporada. 

Elas são perfeitas para combinar com um visual moderno e muito casual.

5. Considere também o local da cerimônia

O local da cerimônia também tem muita influência na escolha do sapato de noiva ideal, proporcionando o conforto e a elegância necessários.

Se você for se casar na praia, é preciso escolher sapatos lisos ou sandálias confortáveis com as quais você possa andar sem problemas na areia. 

Cerimônias na praia dispensam o uso de salto alto, pois pode acontecer de você ficar com o sapato enroscado na areia no caminho do altar. Para esse tipo de casamento, a melhor opção é a rasteirinha. 

Já se o casamento for em um jardim, o ideal é usar protetores de salto para grama, que farão com que o sapato não estrague.

Se o chão do espaço do seu casamento for de pedra, sugerimos que você opte por um salto grosso para evitar que você tropece.

Vai casar na fazenda ou em um lugar bem próximo da natureza? Então uma opção diferenciada são as botas!

Por fim, para as noivas que ainda ficam em dúvida na escolha do sapato, há sempre a possibilidade de usar dois modelos.

Você pode, por exemplo, utilizar o salto alto na igreja/cerimônia e, depois, substituí-lo por um modelito mais baixinho (até mesmo por sapatilha e tênis) para a festa.

Seja lá qual for a sua escolha de sapato, saiba que ele terá muito espaço nas suas fotos de making of, deixando os cliques mais românticos e charmosos.

Portanto, se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Gostou de saber como escolher o sapato de noiva ideal? Estou sempre oferecendo diversas dicas no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e deseja conversar sobre o seu casamento, me mande um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!

31 Ago 2020

5 passos essenciais para escolher o sapato de noiva ideal

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL