26/05/2020 às 13:20

Como lidar com a frustração de ter que adiar o casamento?

847
6min de leitura

Vivemos uma pandemia mundial sem precedentes e, em nome da saúde e bem-estar de todos, adiar o casamento se tornou inevitável - sobretudo quando se trata de datas do primeiro semestre do ano.

Postergar uma festa que levou tanto tempo de planejamento e criou tantas expectativas não é decisão fácil - ainda mais porque não sabemos ao certo quando o surto da COVID-19 deve chegar ao fim.

E é claro que a gente entende que remarcar algo com que você sonhou e que estava tão perto de acontecer dá um pouquinho de dor no coração.

No entanto, este é um momento valioso para entender que o dia mais importante da sua vida não foi cancelado - mas sim realocado para uma nova data, em que você poderá comemorar ao lado de quem ama, com todo afeto e amor que sempre desejou receber.

Se você faz parte do grupo de noivas que precisou adiar o casamento, você está lendo o artigo certo.

Aqui vão algumas dicas para que você saiba lidar melhor com a dor de protelar seu sonho, com o momento delicado de pandemia e como aproveitar esta fase. Confira!

1. Não negue o sentimento de frustração ao adiar o casamento

O casamento é um momento em que depositamos muitas expectativas  e nenhum casal pensa em ter de adiá-lo. 

Portanto, sentir frustração, ainda mais diante de uma questão de saúde pública completamente assustadora, é normal.

É natural nos sentirmos desanimados, chateados e até um pouco impotentes quando algo que queríamos não se concretiza. 

No entanto, é importante lembrar que as frustrações fazem parte da nossa vida e são fundamentais para o nosso desenvolvimento. 

Esse sentimento nos faz aprender a como lidar com os obstáculos e a superar o que está fora do nosso controle.

2. Já pensou em ser resiliente?

Se há algo que adiar o casamento ensina é a resiliência. Mas o que significa essa palavra bonita, Ricardo? Calma que eu te explico!

Na Física, lá da escola, resiliência é a propriedade dos corpos de retornarem à sua forma original depois de terem sido submetidos a alguma alteração.

Assim sendo, para os seres humanos, ser resiliente é ser capaz de se recuperar ou se adaptar frente às mudanças ou adversidades.

No contexto do casamento, é importante que vocês, enquanto casal, entendam que, apesar de muito planejamento, alguns fatores externos não podem ser previstos ou remediados.

A gente não tem o poder de controlar uma pandemia mundial, mas temos o poder de escolha sobre como se comportar diante disso.

Neste momento tão delicado, o casal deve conversar um com o outro sobre seus sentimentos e preocupações para que possam se apoiar.

Com muito diálogo, é possível chegarem juntos à decisão sobre o que é possível fazer e, assim, escolher uma nova data, retificar convites e renegociar contratos.

Perder muito tempo com o que não deu certo ou com o que não sairá como o esperado só servirá para distraí-los do que é possível de se fazer para manter o sonho do casamento aceso.

Por mais que bata a tristeza e o desânimo, busquem energia no amor de vocês para contornar as dificuldades. Ah, e conte com a ajuda da sua cerimonialista para reorganizar este dia tão especial!

3. Tudo bem colocar o “pé no freio”

Neste momento, é muito importante que o casal saiba se dar um descanso na procura por soluções para detalhes pendentes da cerimônia, agora remarcada.

Por outro lado, se tudo já estava organizado e foi simples trocar a data e reajustar os contratos, é hora de respirar e não pirar.

Agir com urgência em um momento de impotência generalizada pode até mesmo causar um mal-estar indesejado inclusive no relacionamento. E, mais do que nunca, vocês precisam estar juntos nessa!

Ler um livro, praticar esportes e meditar são alguns dos exercícios possíveis para desviar o foco apenas do casamento e sobreviver ao isolamento.

Lembrando que praticar atividades físicas, manter uma boa alimentação e ter boas noites de sono ajudam a controlar a ansiedade.

E também aprenda a olhar pelo lado positivo: o tempo extra conquistado também será útil para planejar com mais calma alguns dos ajustes necessários.

4. Celebre o “não-casamento”

Se o Chapeleiro Maluco e a lebre de “Alice no País das Maravilhas” comemoram o “desaniversário”, que tal vocês celebrarem o “não casamento”?

Provavelmente a data original que vocês escolheram para o casamento era ou se tornou especial de alguma forma. Mas não deixe bater a bad quando chegar o dia em que era para vocês estarem se casando.

Ao invés de passarem o dia angustiados, transformem o dia do “não-casamento” em um momento de muito amor e cumplicidade.

Que tal começarem o dia pedindo aquele almoço especial no restaurante favorito de vocês pelo delivery?

O dia pode ser regado a muita música, jogos, séries e filmes, acompanhado de pipocas, petiscos, queijos e vinhos.

Separem também um tempo para rever fotos que vocês têm juntos desde o início de namoro, revivendo momentos especiais. Um dia todo dedicado ao amor de vocês irá revigorar as energias!

5. Converse com quem está passando pela mesma situação

É nos momentos de dificuldade que surgem as oportunidades de nos conectarmos uns aos outros e até mesmo fazer novas amizades.

Vocês não precisam lidar com a frustração de adiar o casamento sozinhos!

Que tal buscar o contato de outros casais que estejam em situação parecida para conversarem, trocarem experiências e até pedirem dicas sobre fornecedores?

Aposto que não será difícil encontrar noivas passando pela mesma situação em grupos do Facebook, sites especializados sobre casamentos e em outros canais.

Pedir ajuda da família e amigos também pode ser uma boa ideia, desde que os dois se sintam confortáveis com isso. 

6. Não enxergue o casamento como o “final feliz”

Tão importante quanto alcançar um sonho é planejar e tratar com carinho a sua jornada até lá. 

Vocês, como casal, devem levar as coisas com maior leveza e permitir-se curtir o caminho como um todo, com as coisas boas e ruins.

Portanto, não depositem a felicidade de vocês apenas na realização da cerimônia.

Busquem entender a importância de viver um dia de cada vez, aprendendo a celebrar qualquer evolução, conquista e momento a dois.

Pense na celebração do casamento como uma consequência bonita e feliz do amor que vocês praticam todos os dias.

Lembrando que dizer “sim” no altar não significa um final feliz, mas sim o início de uma vida a dois que reserva muitos outros momentos plenos.

7. Calma para lidar com possíveis custos extras ao adiar o casamento

Adiar o casamento significa que você terá de exercitar a comunicação, a paciência e a capacidade de negociação.

Conversar com os fornecedores ajudará a esclarecer muitas das preocupações de vocês e a identificar formas de minimizar alguns impactos negativos das mudanças. 

Mas, de toda forma, tenha em mente que será necessário ter a flexibilidade de mudar um ou outro detalhe. 

Aqui no blog eu preparei um artigo completo sobre coronavírus e casamento, com dicas para que vocês saibam como se reorganizar neste momento delicado e até mesmo renegociar com fornecedores. Não deixe de ler!

Por fim, o que quero é que minhas queridas noivas entendam que adiar o casamento não é o fim do sonho, mas apenas uma pedra no meio do caminho.

O amor de vocês dois e o carinho da família são essenciais para superar essa fase - busque a sua rede de apoio.

Ah, e você também pode contar com meu ombro amigo na preparação deste sonho. Se você ainda não tem um fotógrafo de casamento para sua data futura, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Gostou de saber como lidar com a frustração de adiar o casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o  seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!

26 Mai 2020

Como lidar com a frustração de ter que adiar o casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL