15/05/2020 às 14:00

Casamentos e coronavírus: como continuar planejando mesmo sem data?

622
8min de leitura

É frustrante, mas inevitável: o seu tão sonhado casamento está sendo adiado. A pandemia de COVID-19 provocou uma onda de adiamentos e criou uma corrida por datas no segundo semestre e até mesmo em 2021. Agora, as noivas buscam formas de se reorganizarem neste cenário de casamentos e coronavírus.

O próprio jornal O Tempo já mostrou relatos de dezenas de casamentos adiados em Minas Gerais - cenário este que é semelhante em diversos estados do país.

Com os adiamentos, aumenta a corrida por novas datas, mas nem sempre é tão fácil definir um novo “dia C”.

A dificuldade está em justamente conseguir uma nova data comum a todos os fornecedores. 

Afinal, um casamento pode chegar a ter 15 empresas envolvidas, o que inclui buffets, decorações, cantores, salões de beleza, fotografia e filmagem, entre outros.

Entretanto, não ter uma nova data definida não quer dizer que você deve deixar os planos para o casamento de lado.

Há uma série de detalhes e tarefas que você pode resolver durante a quarentena, mesmo antes de definir sua data. Assim, é possível ocupar a cabeça e ainda dar um gás especial para a realização do seu sonho

Confira as dicas de como continuar planejando neste cenário de casamentos e coronavírus!

1. Escolha a paleta das madrinhas

O que era originalmente uma tradição americana, escolher cores específicas para os vestidos das madrinhas, vem cada vez mais encantando as noivas brasileiras. 

Tudo isso porque a padronização gera fotos lindas e mais harmônicas, além de deixar as madrinhas, que são tão importantes para os noivos e a cerimônia, em posição visual de destaque.

Há noivas que preferem definir uma única cor como a ser utilizada pelas madrinhas. Neste caso, o ideal é sugerir um atelier ou loja de aluguel padrão para que todas comprem/aluguem no mesmo local e evite tonalidades distintas.

No entanto, também é possível providenciar uma cor padrão e oferecer tonalidades diversas para que as madrinhas não utilizem todas a mesma cor e formem um degradê suave. 

A técnica é a mais popular atualmente e é conhecida como ombré. Desta forma, as madrinhas têm liberdade para escolher o tom que mais lhe caem bem levando em consideração seus tons de pele e cabelos.

Separei algumas cores que estão em alta neste ano e seus significados, para facilitar a sua escolha:

- Rosa: romantismo e ternura;- Azul Tiffany: serenidade e lealdade;- Dourado: glamour e elegância- Coral/laranja: dinamismo e criatividade;

Aqui no blog preparei um artigo especial sobre como escolher a paleta ideal para as madrinhas. Confira!

2. Planeje os convites de padrinhos

Os padrinhos são pessoas importantes na vida do casal e que estarão sempre ali para dar apoio na nova etapa que se iniciará.

Por isso, convidá-los exige um arranjo e um presente especial. Hoje, é mais do que comum os noivos prepararem kits para convidar, oficialmente, os amigos e familiares que serão padrinhos.

Portanto, que tal aproveitar este período em casa para articular e compor o convite oficial dos padrinhos e madrinhas?

Aqui vão algumas dicas para planejar este convite para lá de especial:

- Escolha um item simbólico: seu convite pode ser acompanhado por canecas, chaveiros, velas, etc - o importante é oferecer uma pequena lembrança do momento.- Pense no manual de padrinhos: o manual ajuda a informar dados importantes sobre a cerimônia, como o horário de chegada, informações sobre tipos de trajes e a cartela de cores.
- Mensagem especial: como os padrinhos são convidados de honra, esse convite deve trazer uma mensagem única e especial. Não se esqueça de incluir a principal pergunta: “aceitam ser nossos padrinhos?”- Combine com o tema da festa: se o casamento for baseado em uma decoração rústica, por exemplo, o convite deve seguir essa linha e trazer o estilo e as cores escolhidas para a festa.

3. Defina o site do casamento

Outra atividade do planejamento de casamento que você pode definir mesmo sem uma nova data é a escolha do site.

O site de casamento é uma plataforma que reúne diversas ferramentas para ajudar os casais a organizarem vários aspectos relacionados ao casamento. 

Nele, os noivos podem inserir todos os dados da cerimônia de forma prática e objetiva. Além disso, por meio do site de casamento, os noivos podem:

- interagir com os convidados;- criar uma lista de presentes virtual;- divulgar as fotos pré-wedding e o save the date;- informar detalhes que não estão no convite;- realizar a confirmação de presença (o famoso RSVP).

Ao escolher o site, é muito importante que você se certifique da credibilidade da empresa.

Portanto, procure saber há quanto tempo ela atua no mercado, quantos sites de casamento já foram criados por lá e como a marca responde a críticas. 

Outra informação legal é verificar se o site pode ser acessado tanto via desktop quanto via app. 

Procure empresas que tenham aplicativos mobile para acompanhar de perto a movimentação na página. Afinal, hoje todo mundo tá 100% conectado pelo celular - com seus convidados não será diferente, né?

4. Articule uma nova data para a lua de mel

Se a pandemia te obriga a pensar em uma nova data para o casamento, naturalmente vocês também devem repensar sua lua de mel.

Vocês podem estar procurando um destino alternativo e, outras vezes, é melhor adiar a viagem para uma data melhor. 

Se vocês fecharam com uma agência, confiem e articulem com eles este adiamento da viagem, afinal, são eles que lidam com dezenas de casos como o seu diariamente, e são os mais preparados para auxiliar em uma situação desse tipo. 

Em geral, uma agência pode ajudar a identificar restrições em qualquer escala possível ou a entrar em contato com as autoridades do seu país de destino, para gerenciar novamente um visto já concedido.

De toda forma, mesmo que a viagem esteja sendo organizada de forma independente, busque saber das companhias aéreas possibilidades de reagendar voos ou até mesmo receber o reembolso de passagens, para investir em novos bilhetes.

5. Pense em alternativas para o jogar do buquê

O lançamento do buquê não deve ser retirado do seu planejamento - essa é uma das tradições de casamento mais esperadas, sobretudo pelas convidadas, e deve ser mantida.

O que estou dizendo é que os noivos podem pensar em outras alternativas criativas sobre o que será lançado para os convidados.

O buquê, em geral, tem um apelo especial para a noiva, afinal, ele carrega consigo as memórias da celebração. Logo, desfazer-se dele é sempre muito difícil para elas.

Assim sendo, ao invés do buquê tradicional, vale a pena lançar um buquê com vários bonequinhos de cupido, de Santo Antônio ou até mesmo buquezinhos artificiais para que várias amigas solteiras possam ser presenteadas.

O corte das fitas também é uma opção interessante se você optar por manter o buquê tradicional.

Para isso, é necessário preparar-se para amarrar grande fitas coloridas no caule do buquê.

Depois, as solteiras fazem um círculo em volta da noiva, que fica no centro com o buquê nas mãos. Todas as fitas coloridas saem do próprio buquê e cada mulher solteira segura uma fita.

Depois, a noiva vai cortando as fitas com uma tesoura uma por uma e a última fita que for cortada será da solteira que levará o buquê para casa.

A caixa com cadeado também é uma ideia inovadora. Você pode combinar com o cerimonial de preparar uma caixa trancada, com seu buquê dentro e entregar várias chaves às convidadas - apenas uma funcionará, é claro, e a sortuda terá o buquê! 

6. Músicas de casamento

Os dias ociosos em casa são ideais para você aproveitar para escolher o melhor DJ ou grupo de música para o seu enlace.

Façam uma lista com os profissionais com quem mais se identificam e entrem em contato por e-mail ou telefone com todos eles. 

Uma chamada de vídeo permitirá que vocês entrevistem os finalistas e finalmente decidam os responsáveis por agitar a pista de dança.

Se vocês já contrataram os músicos antes, esse é um bom momento para pedir que façam propostas musicais para cada um dos momentos mais especiais do dia: sua entrada na cerimônia, chegada à recepção, lançamento do buquê, corte do bolo, a primeira dança do casal... selecionem o máximo que puderem!

7. Flores e lembrancinhas 

O momento pode ser legal também para definir a florista e/ou os responsáveis pela decoração dos diferentes espaços. 

A quarentena permite que, agora, você vá especificando detalhes para com estes profissionais. 

Por exemplo, vocês podem ver quais são as flores mais comuns no mês em que o casamento ocorrerá, quais resistirão facilmente o dia inteiro e quais variedades podem ser mais adequadas para o buquê de flores do campo que você deseja.

Quanto às lembrancinhas, é hora de usar o celular e o computador para buscar por ideias e referências.

Além disso, vocês também podem encontrar uma série de fornecedores de papelaria online.

Escolham os mimos e modelos desejados, falem com a empresa e façam o pedido. 

Naturalmente, vocês receberão uma prova por e-mail para poder ver qual será o resultado final.

Uma vez confirmado que é o que desejam, só terão que esperar pelo período estabelecido para receber tudo no endereço indicado.

8. Pense no look nupcial

Em meio à rotina normal, você naturalmente deve se concentrar nos preparativos para a celebração.

Agora, com mais tempo em casa, você também deve dar atenção aos planos para a noite de núpcias - e uma parte importante para que ela seja especial é seu look.

Faz parte do enxoval da noiva uma roupa para a noite de núpcias, que pode ser uma camisola bem bonita, um baby doll provocante ou até uma lingerie bem sexy. 

Ao escolher o que usar para a noite de núpcias, a noiva deve optar por algo que a deixe confortável para curtir o momento. 

Por isso, procurar uma roupa com um corte que você já esteja habituada pode ser a melhor opção.

Vale investir em peças que destacam o tom de pele, realçam as curvas e tenham ótimo acabamento. Afinal, o objetivo é surpreender e nada melhor do que algo que caia super bem. Acessórios como robes, sapatos, meias e tiaras que combinem com o traje de núpcias escolhido podem ajudar a criar um impacto visual ainda maior.

Lembrando que este também é um momento importante para eles e, por isso mesmo, eles querem se sentir bonitos e agradar a esposa. 

Os noivos podem cuecas boxer, samba canção ou até em pijamas de um material mais nobre, como seda.

Estão esperando o que? Acessem e-commerces de lingerie e escolham já a suas peças para a primeira noite de enfim, casados!

Por fim, reforço que lidar com o cenário de casamentos e coronavírus pode ser frustrante, mas que há alternativas para que você não deixe de lado o planejamento do seu sonho.

E se você ainda não tem um fotógrafo de casamento para sua data futura, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Gostou de saber como continuar se planejando? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!

15 Mai 2020

Casamentos e coronavírus: como continuar planejando mesmo sem data?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL