07/05/2020 às 14:00

Quais são as funções do cerimonialista em todas as etapas do casamento?

4012
6min de leitura

A maioria dos noivos se assusta com ideia de realizar, preparar, produzir e executar todo um casamento todo sozinhos. Por isso, a figura da cerimonialista é tão valorizada. Mas afinal, quais são as funções do cerimonialista?

A cerimonialista é a principal responsável pelo bom andamento do evento e atua como um verdadeiro anjo da guarda, resolvendo questões ligadas a fornecedores, convidados, protocolos e formalidades

Ela está sempre atenta a qualquer tipo de situação imprevista que possa se tornar um pesadelo para os noivos!

Se antes a figura da cerimonialista se limitava à mulher que orientava a cerimônia e a festa, hoje este papel, na maioria das vezes, é caracterizado por uma assessoria completa, que vai desde os primeiros contratos até o ajuste da sua mantilha no altar.

Se você está começando a planejar seu casamento e tem dúvidas quanto às funções do cerimonialista, este artigo é para você. Convidei a cerimonialista Luana Laranjeira para me auxiliar nessa empreitada. Confira! 

Cerimonialista: a “governanta” da celebração

Primeiramente, é importante saber que a cerimonialista pode oferecer diferentes tipos de serviço.

O mais contratado pelas noivas atualmente é a assessoria completa, na qual o cerimonialista apresenta de três a quatro opções de fornecedores, agenda as visitas e acompanha os noivos em todas as etapas.

Outro tipo de serviço também muito contratado é a assessoria parcial, com reuniões periódicas, orientações e indicações - no entanto, quem fica à frente das buscas e tomadas de decisões são os noivos.

Mesmo sendo mais simples, ainda há a opção dos noivos contratarem o cerimonial dia. Nesse caso, o cerimonialista não se envolve com os preparativos, sendo o trabalho realizado somente na igreja e na festa

Na assessoria completa, a cerimonialista Luana Laranjeira garante que o seu papel é de governanta: “a função principal é dar o timing certo para a noiva do que precisa fechar antes, depois, o que está faltando, o que ela consegue barganhar com aquele orçamento, trazer serviços novos e agregar conhecimento prático ao evento do casal”, explica.

Já no dia do evento, a cerimonialista é o grande maestrina do seus sonhos - garantindo que tudo funcione de maneira harmônica. “E uma orquestra não funciona sem o maestro, né?”, brinca Luana.

Assim sendo, fica clara a importância da cerimonialista para que o dia mais importante da sua vida aconteça do jeitinho que você sempre sonhou, né?

As funções do cerimonialista de casamento

Agora que você já entende melhor os diferentes tipos de cerimonial, vamos esclarecer as funções do cerimonialista.

Lembrando que aqui vamos ter como foco o serviço de assessoria completa, para que você possa ter uma ideia total da ajuda que pode receber, ok?

1. A primeira reunião

Foi pedida em casamento? Então não perca tempo e contrate logo uma assessoria exclusiva para cuidar de todos os detalhes. 

De acordo com a cerimonialista Luana Laranjeira, os noivos devem buscar uma profissional com a qual se identifiquem, simpatizem e que tenha uma energia boa: “é ela que buscará as referências para o sucesso do seu casamento”, aponta.

Escolhida a profissional, é hora de agendar a primeira reunião referente à programação do casamento e criação do checklist para organização do evento.

2. Auxílio na busca e contratação de fornecedores

No pacote de assessoria completa, são funções do cerimonialista a busca e contratação dos melhores fornecedores para o seu casamento.

“Escolher o local, o vestido, ajudar a degustar buffet e definir o open bar: a cerimonialista pode agendar e indicar ou pode acompanhar os noivos nas reuniões de contrato também, caso o casal precise de mais segurança”, explica Luana.

Dessa forma, conte com a cerimonialista para ser o seu braço direito em todos os momentos. “Noivos não fazem casamento todo fim de semana, já a gente faz. A gente sabe o que funciona”.

Além disso, uma semana antes do casamento, é a sua cerimonialista que entrará  em contato com todos os fornecedores envolvidos para confirmar horários de entrega de produtos para que não haja imprevistos. 

Ela também deve fazer a verificação por meio de um checklist de todos os itens contratados pelos noivos para a realização da festa.

3. Montagem, orientação e verificação

Sua família e padrinhos serão cuidados especialmente pela cerimonialista. É dela a missão de realizar o ensaio de entrada prévio com os noivos, pais, damas e pajens.

Consequentemente, ela estará acompanhando e orientando a entrada da cerimônia para os pais, padrinhos, daminhas, noivo e noiva, bem como a entrada da entrega das alianças.

Quanto ao local do evento, em geral a equipe da cerimonialista também acompanha a montagem da decoração no local do evento e o recebimento e verificação do bolo e docinhos.

Cabe aqui também a verificação do buffet e bebidas (podendo oferecer acompanhamento na contagem do consumo de bebidas).

4. Evitar pontas soltas

De acordo com Luana Laranjeira, o principal papel da cerimonialista é evitar pontas soltas: “sem a cerimonialista, os noivos podem esquecer algo trivial e errar em detalhes comprometedores”, alerta.

Dessa forma, entre as funções do cerimonialista, está a preparação da entrada dos noivos na festa, o brinde, o corte do bolo e a hora de jogar o buquê.

É a cerimonialista que lembra os noivos a hora de cortar o bolo, fazer o brinde e jogar o buquê, assim, vocês não correm o risco de esquecimento devido ao tumulto e atenção aos convidados.

5. Uma recepção calorosa

A cerimonialista, é claro, é responsável pela recepção dos convidados, observando se todos estão sendo bem acomodados.

A cerimonialista deve ser os olhos do casal em todos os momentos, com uma equipe que também se encarrega das tarefas do dia da cerimônia, acompanhando todo o processo até o final do evento, quando a última música do casamento é tocada.

6. Um porto-seguro e um ombro amigo

Antes e durante a cerimônia, a cerimonialista deverá estar atenta e pronta para ajudar no que for preciso.

Segundo a cerimonialista Luana Laranjeira, a qualidade do cerimonial se aplica no dia a dia. Nada pode escapar da cerimonialista!

“Procure por uma cerimonialista comprometida e de qualidade, aquela que responde na hora que você precisa. Lembre-se disso: o quanto disponível sua profissional está para você? Suas dúvidas não irão dormir em horário comercial. Ter alguém para te atender a qualquer instante não tem preço”, alerta.

Para Luana, essa relação de confiança é prazerosa também para a cerimonialista: “é ótimo ter o controle de tudo e conhecer a noiva como ninguém. Isso é incrível, saber ler o olhar dela, o que ela quer e o que ela precisa.” 

7. Prezar pelos detalhes

Os detalhes fazem toda a diferença - e eles prometem encantar os noivos quando o assunto é o trabalho da cerimonialista.

Por exemplo, se a sua celebração contar com brindes e lembrancinhas, cabe a equipe da cerimonialista fazer a entrega deles para os convidados.

É também do time do cerimonial fazer a separação das sobras de bolos e doces, separar também os presentes recebidos, topo do bolo, a calda e o véu da noiva.

E quais são os compromissos dos noivos para com a cerimonialista?

Mais do que um contrato, os noivos e a cerimonialista têm um compromisso. E entre os principais Luana aponta a assertividade nas escolhas e cumprimento dos pagamentos.

Dessa forma, uma vez que decidirem casar em determinado local, estejam certos de que essa é uma decisão definitiva. O mesmo vale para contratos importantes, como de foto e vídeo.

Outro compromisso importante é tentar honrar os pagamentos dos fornecedores que a cerimonialista conseguiu um desconto. “Se eu peço um desconto para meu fornecedor parceiro para pagar em 3x, que seja em 3x”, exemplifica Luana. 

E o que não é responsabilidade da cerimonialista?

“Atrasos muitos vezes caem nas nossas costas, mas em 99% dos casos alguém está atrasado e influenciou no nosso planejamento”, decreta Luana.

Outra questão que a cerimonialista aponta que ela também não é responsável é por coberturas fotográficas ruins. “Por mais que tenhamos um cronograma e um direcionamento, escolher as fotos em momentos cruciais devem partir do fotógrafo”, reforça.

E aí, gostou de saber mais sobre as funções do cerimonialista? É bom que agora você sabe que, quando o assunto é foto, a qualidade é missão do fotógrafo - então deixa comigo!

Se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Gostou de saber as funções do cerimonialista? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento! 

07 Mai 2020

Quais são as funções do cerimonialista em todas as etapas do casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL