23/04/2020 às 14:00

5 verdades sobre fotografia de casamento que você nunca imaginou

552
6min de leitura

Começo esse artigo deixando a modéstia de lado: o fotógrafo é um dos principais contratos do seu casamento. E, por isso, há verdades sobre fotografia de casamento que você desconhece.

Mas você deve estar aí se perguntando porque eu atribuo tamanha importância à contratação da fotografia de casamento.

Ora, a resposta é bem simples: esse é o único serviço que você contratará que irá durar por toda a vida!

O buffet é uma delícia, mas acaba. As músicas ficam na memória. O salão é de vocês por um dia. Mas as fotos, ah, essas irão ultrapassar gerações!

A perpetuação da memória é o principal valor da fotografia de casamento. E, por isso, os noivos devem estar prontos para protagonizar cliques memoráveis.

Sendo assim, separei 5 verdades sobre fotografia de casamento que eu, enquanto fotógrafo, adoraria que “meus” noivos soubessem para que o resultado das fotos seja sempre impecável. Confira!

1. Cada casamento é único, logo, as fotos também são

Jamais dê uma lista de fotos para o seu fotógrafo de casamento. Por que, Ricardo? Porque cópias não são legais e muito menos possíveis.

Não é por teimosia que não quero reproduzir toda aquela lista de fotos que você salvou no Pinterest - muito pelo contrário! 

Enquanto fotógrafo, desejo ter a liberdade de captar a essência do seu grande dia e a originalidade do seu amor.

Costumo dizer que a fotografia de casamento deve contar a história de um casal. Portanto, relaxe e permita que a espontaneidade da sua celebração dê asas à criatividade do fotógrafo.

Se cada casal possui uma história única, as suas fotos de casamento não podem ser iguais às de outro casal. Elas devem contar a sua história - e só sua!

Quando você monta uma lista de fotos para casamento para o seu fotógrafo, significa que você deseja ter registrados momentos tão incríveis como os que vê, né?

O que você provavelmente ainda não sabe é que a maioria desses momentos “perfeitos” aconteceu naturalmente.

O que torna todas essas fotos que você adora tão especiais são os momentos autênticos que ocorreram e que nelas estão registrados, sem levar em conta a câmera.

Se você e seu fotógrafo tentarem recriar algo, vocês perderão o elemento natural que torna um a imagem tão marcante.

Dessa forma, apenas viva o momento. Contratando um fotógrafo de confiança, saiba que ele conseguirá contar sua história pelas lentes e fazer fotos deslumbrantes, com todas as pessoas que você deseja.

2. Fotos protocolares são importantes - mas não são tudo

Se a sua preocupação é não ter fotos com seus pais, padrinhos, avós e amigos, pode ficar despreocupada. 

Um fotógrafo, por mais que tenha a tendência a capturar os momentos espontâneos, conhece todas as fotos de “protocolo” que precisam ser registradas no grande dia.

Sua função é apenas orientá-lo, por meio do diálogo, indicando quem são seus pais, familiares e outras pessoas de extrema importância para você.

Dessa forma, se permitir viver o momento e deixar o registro espontâneo acontecer não significa que você não terá as fotos protocolares. 

Elas existirão, mas o suprassumo do álbum de casamento está nos momentos registrados de forma espontânea e livre.

A fotografia espontânea tem como principal característica a captação de momentos decisivos e emocionantes, sem interferência do fotógrafo nas cenas que estão acontecendo.

Ao contratar um profissional especializado em fotografia espontânea, você terá registrado, para sempre, momentos muito especiais: 

• a sua entrada na igreja;• a hora do sim;• um abraço do seu pai;• as confidências com sua mãe;• o choro do noivo;• a troca de alianças.

Outra vantagem da fotografia espontânea nos casamentos é eternizar a alegria dos convidados na festa e, é claro, possibilitar que os noivos curtam ao máximo a pista de dança.

Tirar fotos com todos os convidados, de mesa em mesa, além de ser desgastante para o casal, faz com que ambos deixem de aproveitar a festa que tanto planejaram.

3. Considere comprar o álbum físico 

Infelizmente, os álbuns de fotografia já não são tão populares quanto antigamente. 

Com a ascensão das redes sociais e praticidade dos arquivos digitais, nem todos os casais fazem questão de comprar um álbum físico.

Mas eu serei eternamente um defensor do álbum físico de fotografias de casamento - isso porque ele tem um valor que você nem imagina!

Não, não estou dizendo de valor em termos financeiros - mas sim de caráter emocional. O álbum é um memorial do casal e da família.

Quer uma prova? Aposto que você e seu noivo já devem, na infância e/ou na adolescência, ter passado várias horas folheando os álbuns de casamento e de fotos da família dos pais.

O álbum dos seus pais te ajudou a “viver” o momento do casamento deles, que você não presenciou porque não era nascida.

Dessa forma, ter um álbum físico é a melhor forma de iniciar um memorial da sua família que está só começando. Seus filhos, netos e bisnetos vão amar ter esse tesouro em mãos!

Além disso, o álbum físico não deixa as fotos do dia mais importante da sua vida reféns da tecnologia.

Você precisa considerar que a tecnologia é perecível e efêmera. Cartões de memória podem queimar, computadores podem pifar, celulares podem estragar ou se perderem e contas no Instagram podem ser roubadas. 

Fotos impressas dificilmente serão perdidas e durarão por muitos anos na família do casal.

4. Fotografia é confiança

Quer saber uma das maiores verdades sobre fotografia de casamento? Quanto maior a confiança entre o casal e o fotógrafo, melhores os resultados.

Quanto maior for a amizade e a “intimidade” entre o casal e o fotógrafo, mais naturais, bonitas e espontâneas serão as fotos do grande dia.

Afinal, o profissional conhecerá seus gostos, ângulos favoritos, momentos que você considera muito importantes e mais.

Dessa forma, não trate o fotógrafo apenas como um contrato - busquem aprofundar essa relação!

Para isso, eu recomendo fortemente que vocês façam um ensaio pré-casamento, sobretudo quando os noivos são tímidos em frente às câmeras.

Desde o ensaio pré-casamento o casal cria amizade e intimidade com o fotógrafo, se acostumando com os cliques e, assim, chegando ao grande dia mais à vontade.

Afinal, o fotógrafo consegue criar momentos de descontração - vocês conversam, criam laços e, aos poucos, a magia acontece!

5. Pacote completo é experiência completa

Um casamento envolve diferentes sentimentos: a ansiedade antes de subir ao altar, a diversão com as madrinhas, o choro emocionado da caminhada no altar e a catarse da festa.

São tantas emoções - e muito difícil escolher uma só delas para registrar para a eternidade!

Saiba que cada instante deve ser eternizado pela fotografia. Por isso, não dispense o ensaio pré-casamento, making of da noiva, do noivo e as fotos da celebração e da festa.

O ensaio pré-casamento, como comentei no item anterior, é essencial para quebrar o gelo com o fotógrafo e gerar aquela expectativa nos convidados.

Já o making of da noiva, por exemplo, é um excelente momento para eternizar a cumplicidade com a mãe, as madrinhas, além de todo o preparo da noiva e, é claro, aquele friozinho na barriga bom antes de subir ao altar. 

O noivo, também, já merece destaque e pode criar um próprio momento de confraternização com amigos e padrinhos, curtindo ao máximo a alegria do grande dia.

Ufa! Essas são algumas das verdades sobre fotografia de casamento que, agora que você já sabe, irão facilitar e muito para que eu tire fotos espetaculares da sua festa.

Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Gostou de saber essas verdades sobre fotografia de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o  seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento! 

23 Abr 2020

5 verdades sobre fotografia de casamento que você nunca imaginou

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL