15/04/2020 às 00:03

Saiba como fugir das tradições de casamento com 7 ideias criativas

2353
6min de leitura

Há noivos que preferem seguir à risca algumas tradições de casamento - casar na igreja, esconder o vestido à sete chaves e jogar, para as convidadas, o buquê.

Mas, para casais mais modernos e desprendidos, quebrar algumas dessas “regras” pode ser uma boa alternativa para inovar e surpreender os convidados.

Fugir de algumas tradições de casamento, além de não prejudicar a cerimônia, é uma alternativa para imprimir a personalidade do casal na celebração e deixar a festa na memória da família e dos amigos.

Não estou dizendo para você abandonar alguns rituais indispensáveis - como a troca de alianças - mas conhecer novos costumes que podem deixar sua cerimônia ainda mais linda e emocionante.

Se você quer encantar seu convidado e fazer um casamento ainda mais memorável, separei 5 ideias criativas para fugir das tradições de casamento. Confira!

1. Uma das maiores tradições de casamento é casar na igreja - mas não é mais necessário!

Se antes casar era sinônimo de entrar na igreja vestida de noiva, hoje a cerimônia assume novos formatos.

Isso porque, muitas vezes, os noivos têm religiões diferentes ou nem sempre seguem à risca os preceitos de uma doutrina.

Logo, uma bênção ecumênica e/ou concedida por um familiar, realizada em um espaço de festas, é uma das grandes tendências em ascensão.

Além disso, casar-se no mesmo lugar que a festa, além de reduzir custos e deslocamentos, dá mais liberdade para ousar em decoração, música, número de padrinhos e outras ações.

Se você ainda tem dúvidas se deve casar na igreja ou no local da festa, escrevi outro artigo ponderando os prós e contras de seguir a maior das tradições de casamento ou inovar.

2. Convites não precisam ser escritos à mão

Antes gastava-se um bom dinheiro pagando um calígrafo, a fim de preencher o belo papel do convite com os nomes dos convidados e outros detalhes.

É claro que um convite feito à mão tem seu charme mas, hoje, a produção do material pode ser mais prática, econômica e igualmente bela se for digitalizada.

Há centenas de tipografias elegantes, dos mais diferentes modelos disponíveis, além das tão amadas cursivas.

Fazer um convite digital e mandar para uma gráfica, além de reduzir custos, é muito mais prático, pois facilita a produção em maiores quantidades.

Além do mais, fica muito mais fácil incluir símbolos gráficos, brasões, desenhos e outros adereços criativos no material.

3. Troque o lançamento do buquê por outro souvenir

Não estou dizendo que o lançamento do buquê deve ser retirado do seu planejamento - essa é uma das tradições de casamento mais esperadas, sobretudo pelas convidadas, e deve ser mantida.

O que estou dizendo é que os noivos podem pensar em outras alternativas criativas sobre o que será lançado para os convidados.

O buquê, em geral, tem um apelo especial para a noiva, afinal, ele carrega consigo as memórias da celebração. Logo, desfazer-se dele é sempre muito difícil para elas.

Assim sendo, ao invés do buquê tradicional, vale a pena lançar um buquê com vários bonequinhos de cupido, de Santo Antônio ou até mesmo buquezinhos artificiais para que várias amigas solteiras possam ser presenteadas.

O corte das fitas também é uma opção interessante se você optar por manter o buquê tradicional. Para isso, é necessário preparar-se para amarrar grande fitas coloridas no caule do buquê.

Depois, as solteiras fazem um círculo em volta da noiva, que fica no centro com o buquê nas mãos. Todas as fitas coloridas saem do próprio buquê e cada mulher solteira segura uma fita.

Depois, a noiva vai cortando as fitas com uma tesoura uma por uma e a última fita que for cortada será da solteira que levará o buquê para casa.

A caixa com cadeado também é uma ideia inovadora. Você pode combinar com o cerimonial de preparar uma caixa trancada, com seu buquê dentro e entregar várias chaves às convidadas - apenas uma funcionará, é claro, e a sortuda terá o buquê!

4. Chuva de arroz não é a única opção para a saída

Essa é uma das tradições de casamento que logo vêm à mente das pessoas quando o assunto é a celebração: os noivos, ao chegarem na porta da igreja ou fim do altar, após a celebração, são surpreendidos como a chuva de arroz, que representa desejo de prosperidade e fartura para a união.

No entanto, muitos noivos vêm adaptando esse costume por questões ambientais e até mesmo por proibição dos locais onde se realizam as cerimônias.

Assim sendo, uma opção de substituição é soltar bolhas de sabão - cada convidado pode receber um potinho e soltar bolhas em direção aos noivos.

O resultado, além de lúdico e romântico, gera um efeito fantástico para as fotografias do casamento.

Outras opções são a distribuição de pompons coloridos para os convidados, pétalas de rosas e chuvas de prata e sparkles. Os últimos, principalmente em casamentos noturnos, geram um efeito encantador!

5. Troque a primeira valsa por… primeiro tango, axé, pop, forró!

Também não quero dizer que uma das tradições de casamento mais divertidas deve deixar de existir - os noivos devem, sim, abrir a pista de dança - mas não necessariamente dançando valsa.

Que tal trocar a tradicional dança por ritmos mais modernos e que representam melhor o estilo do casal?

Há espaço para tudo: pop, funk, axé, forró e até coreografias animadas ao lado dos padrinhos e madrinhas.

O ideal é escolher um estilo musical que tenha tudo a ver com os noivos e, é claro, anime os convidados e faça a pista de dança do casamento começar a bombar!

6. Bem-casado não é a única lembrancinha possível

Eu sei que essa é uma das tradições de casamento mais deliciosas - afinal, quem não ama bem-casado?

No entanto, para inovar, há outras opções de doces e lembrancinhas tão deliciosas quanto a famosa sobremesa.

É possível investir na entrega de caixinhas em MDF de brigadeiros artesanais, com uma foto dos noivos, cupcakes, morangos cobertos de chocolate, miniaturas do seu bolo de casamento, suspiros, bombons com as iniciais dos noivos e mais.

Ao inovar na lembrancinha, além de oferecer opções criativas para os convidados se deliciarem, eles sempre se lembrarão da cerimônia com mais facilidade e carinho.

7. Os noivos não precisam posar o tempo todo para fotos

A situação é recorrente em muitos casamentos: enquanto a pista de dança está animada e os convidados se deliciam com o buffet, os noivos posam incessantemente em frente às câmeras.

Se tem uma das tradições de casamento que eu te aconselho a abandonar é essa. Não estou falando de deixar de fazer fotos oficiais com sua família, amigos e padrinhos, mas de contratar um fotógrafo de casamento especializado em fotografias mais espontâneas.

Eu, por exemplo, trabalho com o estilo “fotojornalismo”, ou seja, cujo foco é captar as emoções e momentos espontâneos da cerimônia e da festa.

Logo, as melhores fotos são dos noivos abraçando seus pais, trocando alianças, se beijando e, é claro, se divertindo à beça na pista de dança.

Seguindo essa tendência, além de você não deixar de viver momentos deliciosos da sua festa, você terá um álbum muito emocionante, repleto de histórias e momentos memoráveis.

Fugir ou não das tradições de casamento é uma escolha a ser feita de acordo com o estilo do casal.

Também não vale a pena ousar demais se algumas das escolhas deixarem um ou os dois noivos desconfortáveis.

Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar esse momento especial!

Gostou das ideias para fugir das tradições de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )
15 Abr 2020

Saiba como fugir das tradições de casamento com 7 ideias criativas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL