27/02/2020 às 14:00 Dicas Beleza

5 dicas de fotografia para casais que não gostam de tirar foto

2239
5min de leitura

Há homens e mulheres que adoram registrar momentos da sua vida por meio de fotos e selfies. Outros, por sua vez, não atualizam o Instagram por meses. Seja você fotogênico ou aquela pessoa que corre das câmeras, registrar cada momento do seu casamento é indispensável. Por isso, muitos fotógrafos estão preparados para lidar com os casais que não gostam de tirar fotos.

Entre os grandes motivos para não gostar de protagonizar alguns cliques estão a timidez, a falta de paciência para fazer poses e, é claro, a preferência por viver o momento.

No entanto, ter boas fotografias do seu casamento é fundamental para reviver para sempre o momento mais feliz da vida do casal.

E, além do mais, eu te garanto que vocês não precisarão se tornar extrovertidos da noite para o dia e nem deixar de viver cada segundo da festa de vocês para fazerem boas fotos!

Quer saber como vocês terão boas memórias mesmo sendo um dos casais que não gostam de tirar foto? Continue a leitura!

1. Conheça o seu fotógrafo de casamento

Como falado anteriormente, um dos maiores motivos dos casais que não gostam de tirar foto é a timidez.

Afinal, pode não ser tão simples sorrir para as câmeras, construir situações românticas e agir naturalmente frente a um estranho. Mas é aí que está o erro: o fotógrafo do seu casamento não deve ser um estranho mas sim, um amigo do casal.

Assim sendo, busque agendar reuniões com o profissional cotado, a fim de conhecer sobre o estilo de trabalho dele, seu pacote de serviços, seu portfólio… converse com ele ao máximo e tire todas as suas dúvidas até que você se sinta plenamente confiante com o trabalho dele.

Nas reuniões, é importante expor seus medos, desejos e anseios para com a fotografia de casamento. Isso ajudará o fotógrafo a criar empatia com o casal.

Acima de tudo, é importante você saber se a personalidade do fotógrafo está de acordo com o que você deseja encontrar no profissional.

Eu, por exemplo, sempre gosto de encontrar os noivos ouvir mais sobre o estilo do casamento, o local, o que estão pensando em termos de organização, possíveis surpresas e ideias que tiveram.

2. Casais que não gostam de tirar foto devem fazer um ensaio pré-casamento

Nós somos um daqueles casais que não gostam de tirar foto e você vem me propor um ensaio pré-casamento, Ricardo? Oi, como assim?

Sim, nada é mais útil para quebrar o gelo de um casal com as câmeras do que o ensaio pré-casamento.

O ensaio pré-casamento servirá como um verdadeiro “treino” para o grande dia. É nessa seção que vocês, aos poucos, irão criar intimidade com o fotógrafo e se sentir confortáveis em frente à câmera.

É claro que, de acordo com o item anterior, o casal e o profissional irão se conhecer nas reuniões, mas em ação, os noivos e o fotógrafo desenvolvem mais intimidade.

A partir do ensaio pré-casamento, o fotógrafo conhecerá o estilo do casal, a personalidade, as estratégias que funcionam para ambos se soltarem e ajudará a reduzir o nervosismo e a ansiedade para as fotos da festa.

Durante o ensaio pré-casamento, é normal que os casais que não gostam de tirar foto comecem totalmente travados e, ao longo da seção, vão ficando mais à vontade.

3. Agende o making of da noiva e do noivo

Uma boa alternativa para os casais que não gostam de tirar foto se soltarem é, primeiramente, fazer fotos mais intimistas e reservadas. Nesse sentido, o making of da noiva e do noivo são muito interessantes!

No making of da noiva, por exemplo, o fotógrafo consegue captar, sem que a noiva precise posar, os momentos de intimidade com a mãe e as madrinhas, bem como a hora do cabelo e da maquiagem.

Logo depois, é possível que, só ele e ela, façam as fotos da noiva pronta, com o vestido, antes de se encaminhar para o local da cerimônia.

Todas essas situações mais intimistas ajudam a reduzir a ansiedade da noiva, uma vez que ela não precisará posar, em um primeiro momento, em frente a vários convidados.

O mesmo vale para o noivo - no making of dele, o fotógrafo, com muita discrição registra momentos de emoção com o pai, os padrinhos e amigos.

Além disso, o profissional consegue propor, com descontração, fotos da hora de vestir o terno. Dessa maneira, fica muito mais fácil posar para as câmeras na hora da festa.

4. Dê preferência ao estilo espontâneo

Se vocês são um daqueles casais que não gostam de tirar foto, devem ter preguiça só de pensar em posar para as fotos com todos os convidados do casamento.

Para aliviar essa tensão, uma boa alternativa é contratar um fotógrafo cujo estilo de trabalho seja mais espontâneo ou de “fotojornalismo”.

Esse é o meu estilo de fotografia. É mais moderno e privilegia momentos mais espontâneos, sem interferência do fotógrafo nas cenas que estão acontecendo.

A prioridade desse estilo é a captação de momentos emotivos, que tornam as imagens passíveis de contar histórias.

É claro que ser adepto de um estilo, não impede que o fotógrafo realize fotos posadas que são fundamentais para o registro - com pais, padrinhos, familiares e amigos.

Entretanto, o estilo “fotojornalismo” permite que os registros da sua festa sejam criados quando o casal está apenas se divertindo e se emocionando.

5. Escolha espaços mais privados na festa de casamento

Muitas vezes, os casais não gostam de tirar foto não pelo fotógrafo, mas sim pelas pessoas que assistem às fotos e pelas poses que devem fazer.

Assim sendo, vale a pena alinhar com o seu cerimonial um lugar mais reservado no salão de festas para que as fotos oficiais do casal sejam feitas com mais privacidade.

Dessa forma, com a intimidade que vocês já criaram com o fotógrafo nas reuniões e ensaio pré-casamento, será mais fácil soltar poses românticas, sorrisos e beijos para as câmeras.

Em suma, se vocês são um desses casais que não gostam de tirar foto, o importante é relaxar e apostar na espontaneidade.

Viva ao máximo a festa e o amor de vocês e busque fazer do seu fotógrafo um amigo. Com isso, registros espontâneos serão feitos e vocês terão um lindo álbum de casamento para reviver o grande dia sempre que desejarem.

Se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar estes momentos especiais!

Gostou de conhecer as orientações para casais que não gostam de tirar foto? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )
27 Fev 2020

5 dicas de fotografia para casais que não gostam de tirar foto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL