16/04/2020 às 14:00 Dicas Casamentos

15 perguntas a fazer para o fotógrafo de casamento antes do contrato

1714
7min de leitura

Escolher os fornecedores para a sua festa de casamento não é tarefa fácil, afinal, é o trabalho deles que será capaz de tornar o grande dia memorável. Entre esses profissionais, uma das escolhas mais delicadas é o fotógrafo de casamento.

Além de ser um dos contratos mais caros do casamento (quando, é claro, tratam-se de profissionais de qualidade), o fotógrafo será responsável por eternizar a grandeza do seu casamento.

Logo, por ser valioso em termos de criação de memórias e um grande investimento, é necessário ter a certeza de que vocês estão contratando a melhor opção.

Assim sendo, é necessário conversar sobre cada detalhe do serviço, a fim de confirmar a credibilidade do fotógrafo de casamento cotado, bem como estreitar os laços com o profissional que acompanhará cada momento especial do seu grande dia.

Portanto, se você está na fase de contratar um fotógrafo de casamento, separei 15 perguntas fundamentais para fazer a ele antes de contratá-lo. Confira!

1. Qual é o preço do serviço e o que está incluído neste valor?

Saber o preço cobrado pelo fotógrafo de casamento é fundamental para averiguar se a proposta cabe no seu orçamento.

Além disso, é necessário investigar quais são os benefícios de fechar o contrato com o profissional em questão.

Logo, entenda se o pacote casamento inclui making of da noiva, do noivo, ensaio pré-casamento ou apenas o registro da cerimônia e da festa.

Além disso, essa pergunta serve para saber se há custos com pós-produção, deslocamento (caso seu casamento seja fora da cidade) e equipe, por exemplo. Às vezes, há extras que derrubam as ideias iniciais e é melhor saber tudo de antemão.

Tudo o que infla o preço, tanto no local de ação quanto na sala de pós-produção, deve estar detalhado.

2. Quais as condições de pagamento?

Muitas pessoas deixam de contratar o fotógrafo de casamento dos sonhos porque, muitas vezes, o valor ultrapassa um pouco o orçamento.

Mas, o meu conselho é sempre buscar negociar com o profissional, a fim de facilitar o pagamento e você não perder a oportunidade de ter as fotos que sempre sonhou.

Descontos à vista, pagamento em cartão de crédito ou quantidade de parcelas podem determinar se o trabalho cabe no seu bolso.

3. Quantas horas de trabalho estão contabilizadas no valor?

O seu casamento é uma ocasião mais do que especial, logo, é fundamental registrar a emoção presente em cada instante.

Assim sendo, é necessário alinhar o tempo de serviço oferecido pelo fotógrafo com a expectativa de duração do seu casamento.

Muitos fotógrafos cobram preços de acordo com o número de horas dispensadas. Logo, você precisa saber quanto tempo dura o serviço, seu preço por horas e o tempo que será dedicado à edição das fotografias. Tudo isso é relevante para estabelecer um preço final.

4. Que horas você chegará e que horas irá embora?

Alinhar a hora de início e a hora de término da prestação de serviço não é o mesmo que contabilizar as horas do pacote.

É fundamental alinhar com o fotógrafo de casamento o horário de chegada dele, bem como o encerramento da cobertura.

Além disso, vale a pena investigar se o fotógrafo costuma cobrir mais de um casamento no mesmo dia ou se estará à disposição da sua cerimônia.

5. Qual é o valor da hora extra do seu trabalho?

Lembre-se que sua festa pode acabar se estendendo ou acontecer atrasos, por isso, é importante saber de possíveis custos com horas extras.

Além do mais, você não vai querer perder as fotos de um momento especial, que venha acontecer por último, só porque o contrato do fotógrafo acabou, né?

6. Como é a sua dinâmica de trabalho em casamentos?

Da montagem até a execução das fotos, é preciso conhecer desde o princípio tudo o que envolve o trabalho de um fotógrafo.

Ele deve explicar para vocês como ele costuma atuar, se fala com o noivos ou convidados, se é totalmente independente e se dedica uma parte à fotografia natural e outra à tradicional.

Todos os detalhes sobre o trabalho do fotógrafo de casamento contribuirão para o conforto do casal na presença dele e, consequentemente, na criação de fotos mais belas.

7. Você saberia definir o seu estilo de fotografia? Podemos ver o seu portfólio?

Se o profissional não sabe definir qual é seu estilo, é um mau sinal. Um profissional de qualidade é aquele que têm uma linha de trabalho bem definida.

Além disso, conhecer o estilo de fotografia do profissional é fundamental para avaliar se a proposta é compatível com o estilo do seu casamento e a personalidade do casal.

Eu, por exemplo, costumo trabalhar com o estilo fotojornalismo, que compreende fotos mais espontâneas e que, fundamentalmente, contam a história e transparecem a emoção da cerimônia.

Para averiguar o estilo, bem como a credibilidade e a qualidade do serviço, peça para ver o portfólio - melhor ainda se for impresso.

Assim é possível averiguar a credibilidade do conteúdo, sem qualquer alteração que possa ser feita no meio digital.

8. Quantas fotos, em média, você costuma entregar por casamento?

É importante saber quantas imagens, em média, estão incluídas no pacote a ser contratado, para alinhar suas expectativas com a entrega do profissional.

Se você desejar um número maior do que o oferecido, é necessário fazer um acordo com o fotógrafo de casamento antes do grande dia.

9. Você trabalha sozinho ou em equipe?

Alguns fotógrafos trabalham com equipes que o representam em alguns eventos. Assim sendo, confirme se quem estará no casamento será ele ou uma equipe.

Lembre-se também de que a escolha de um fotógrafo que assinará seu trabalho é sempre mais seguro. Claro que também tem um custo maior, mas normalmente vale a pena.

Além disso, se o seu casamento for maior, pode ser necessário que o fotógrafo contrate outros profissionais secundários para dar conta do recado e não perder nenhum momento.

Por fim, saber se o fotógrafo trabalha com uma equipe também é uma medida preventiva. Afinal, o que ocorrerá caso ele tiver um imprevisto no grande dia?

É claro que você quer seu fotógrafo lá e você pagou caro para tê-lo. Mas nós sabemos que incidentes podem acontecer. O fotógrafo precisa ter uma estrutura para atender seu casamento no mesmo nível caso algum problema aconteça.

10. Você tem equipamentos reserva?

Câmeras podem estragar, cartões de memória podem queimar… mas, de forma alguma, suas memórias podem sair prejudicadas.

Um fotógrafo precisa levar a cada casamento um equipamento reserva e de qualidade. Também é interessante conversar com o fotógrafo sobre o seu sistema de backup.

Se ele não cuida bem das suas imagens, pode haver riscos gerar grandes problemas em caso de perdas - que seriam irreparáveis, levando em conta o valor emocional das imagens.

11. Quais são os álbuns que você trabalha e os valores?

É claro que as fotos digitais são mais fáceis de armazenar e compartilhar. Mas o trabalho físico possui um valor que ultrapassa os valores imagéticos, atingindo também questões sentimentais.

O álbum fotográfico de casamento é um registro que durará por muitos anos, se tornando um verdadeiro memorial da família que você constituirá após o “sim”.

Logo, é importante você considerar comprá-lo e, por isso, é fundamental que o fotógrafo ofereça diferentes tamanhos e modelos.

12. O que compreende a cobertura do casamento? Making of e ensaio pré-casamento também contam?

Hoje a cobertura fotográfica dos casamentos dificilmente compreende apenas a cerimônia e a festa.

As memórias desse dia especial começam muito antes, com o making of da noiva, a preparação do noivo e até mesmo meses antes, com o ensaio pré-casamento.

Certifique-se de que o making of e outros benefícios estão incluídos na proposta ou se algo que você gostaria de ter é um opcional, que deve ser contratado à parte.

13. Qual o prazo de entrega do trabalho?

Não adianta casar e só receber as fotos um ano depois, não é mesmo?

Portanto, certifique-se da eficiência do trabalho do fotógrafo de casamento, para que você possa ter em mãos o álbum o quanto antes e reviver seu dia especial sempre que desejar!

No entanto, lembre-se que esse é um trabalho que requer tempo e o prazo de entrega pode ser diferente de acordo com cada profissional.

Pode variar entre vários meses, então não é uma má ideia se informar sobre esses prazos antes de contratar o fotógrafo de casamento.

14. Como vou receber as fotos?

Entenda qual formato e resolução, quantas fotos você receberá e prazo de entrega. Além disso, as fotos poderão vir em formato digital e impresso, logo, verifique:

- O que será entregue: álbum, CDs, poster, etc?- Qual é qualidade destes materiais – do que é feito o álbum, tamanho e gramatura das folhas?- Se for em CD, quantas cópias são?- As fotos vêm em alta qualidade ou só em baixa qualidade?- Quantas fotos devem ir no álbum?

15. Por que você decidiu ser fotógrafo de casamento?

Por último, mas talvez uma das perguntas mais relevantes, busque entender a motivação e o propósito do profissional com a fotografia de casamento.

Eu, por exemplo, acredito na força da fotografia em reviver momentos importantes, em resgatar sentimentos de um dia especial, contar histórias reais e é por isso que eu fotografo casamentos.

Essa pergunta, em geral, é capaz de expor aspectos pessoais e aspiracionais do fotógrafo, permitindo também que o casal estreite o relacionamento com ele.

E ter uma relação amistosa com o profissional é fundamental para o casal se sentir à vontade em frente às câmeras e assim gerar cliques espontâneos durante o grande dia.

São muitas as perguntas a fazer ao fotógrafo de casamento cotado. Entretanto, lembre-se de não tornar a reunião um interrogatório: tire suas dúvidas com leveza, em tom de diálogo e permita-se conhecer o trabalho dele, bem como criar um verdadeiro laço de amizade.

Se tem uma coisa que eu gosto é conhecer a história do casal que irei fotografar. Estarei aberto a todas as perguntas que você me fizer!

Por isso, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!

Gostou de saber quais perguntas você deve fazer ao fotógrafo de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )
16 Abr 2020

15 perguntas a fazer para o fotógrafo de casamento antes do contrato

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL