26/11/2020 às 14:00

Nome das amigas na barra do vestido: saiba tudo sobre a tradição

966
5min de leitura

Quando uma amiga anuncia que irá se casar, logo o grupo todo se enche de alegria e empolgação. E entre as solteiras, que também desejam subir ao altar em breve, um dos assuntos favoritos é o nome das amigas na barra do vestido.

A simpatia tem como objetivo atrair boa sorte e, é claro, ajudar as amigas solteiras a finalmente a se casarem com a pessoa amada.

A crença é uma das tradições mais populares nos casamentos e uma brincadeira divertida para incluir as amigas em um momento de grande felicidade.

Se você está pensando em aderir ao costume, este artigo é para você! Aqui você conhecerá mais da tradição e terá dicas de como incluir o nome das amigas sem afetar o vestido. Continue a leitura! 

Como e quando surgiu a tradição?

Não há, ao certo, uma origem comprovada da tradição de acrescentar o nome das amigas na barra do vestido de noiva.

Muitas pessoas acreditam ter vinho da Bahia (de repente dos vestidos rodados das baianas — para dar sorte e incorporaram em casamentos), enquanto outras acham que é uma adaptação de uma tradição da Turquia

Lá, as amigas solteiras escrevem o nome na sola do sapato da noiva com o mesmo objetivo: atrair sorte para se casarem. 

No entanto, nesta tradição, só era candidata a ser a próxima noiva aquela que o nome permanecesse escrito na sola do sapato até o fim da festa!

Devido à semelhança, acredita-se que a tradição chegou ao Brasil e foi incorporada aos vestidos e cabe à noiva decidir como adicionar os nomes na barra.

Mas o hábito de pensar nas mulheres solteiras durante uma celebração de casamento já existe há muito tempo e em diferentes culturas.

Antigamente, na Europa, era comum as convidadas que não estavam casadas levarem, como um talismã, um pedacinho do vestido de noiva, por exemplo. 

Como colocar o nome das amigas na barra do vestido?

Se funciona ou não, fato é que a simpatia proporciona um ótimo momento de interação com as amigas e as mulheres da família, além de render fotos encantadoras.

Mas, muitas noivas têm receio sobre como cumprir com a tradição, afinal, a maioria tem medo “estragar” o vestido ao escrever direto no tecido. Ou, então, o vestido é alugado e precisa ser devolvido intacto depois.

Pensando nisso, selecionamos algumas alternativas para escrever os nomes e não prejudicar o seu tão sonhado look. Confira!

1. Fita adesiva com nomes

A primeira sugestão é usar uma fita adesiva com os nomes - assim o vestido permanecerá em perfeito estado até o fim e a tradição será cumprida do mesmo jeito!

Prefira colar a fita e escrever nomes com caneta de tecido, que se apaga quando lavado - assim, não há riscos caso parte da tinta vaze. 

Outra recomendação é fazer letras pequenas para que caibam todos os nomes e para que fiquem imperceptíveis aos olhos dos convidados.

2. Fita de cetim com alfinetes

Uma delas é escrever os nomes em uma fita de cetim e costurá-la na barra do vestido, ou apenas prender com alfinetes. Assim você não precisa lidar com riscos de manchas de tinta e caneta! 

A fita de cetim pode ser na cor que escolher - na paleta da decoração ou até mesmo em azul, para cumprir com outra tradição de levar algo em azul no look. 

Por falar nessa outra tradição, confira o artigo que escrevi - Por que e como incluir algo azul, velho, novo e emprestado no look?

3. Corações com alfinetes

Para tornar a tradição mais romântica e delicada, você também pode escrever os nomes das amigas em pequenos corações feitos de tecido, como o feltro. Vale, ainda, acrescentar uma medalhinha de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Uma ideia interessante é escolher as cores usadas na decoração do seu casamento.

Mas lembre-se de que, se optar por cor, você deve verificar se o material não solta tinta, para não correr o risco de manchar o vestido.

4. Bordado

Outra alternativa  é bordar os nomes com uma costura bem leve (alinhavada) para não marcar o tecido. 

Você pode, ainda, orientar amigas solteiras para que cada uma traga um pedacinho de fita de cetim branco, com o nome já bordado ou escrito.

Assim, é só pedir que a costureira dê uns pontinhos e prenda as fitas na barra.

5. Adesivos

Outra ideia prática é mandar fazer alguns adesivos com as cores do casamento e com os nomes das amigas. 

Você pode providenciá-los em uma gráfica rápida ou até mesmo com a equipe responsável pela elaboração dos convites.

Feitos os adesivos personalizados, é só colá-los na barra. Só cuidado para não exagerar no tamanho, ok? Prefira proporções menores para caber o nome de todas!

6. Papel scrapbook

Uma das ideias mais práticas e fáceis para colocar o nome das amigas na barra do vestido é usar papel scrapbook.

Você mesma escolhe a cor ou estampa que quer e depois é só cortar no formato que mais gostar - o coração novamente é uma sugestão - e prender na barra com um alfinete.

Bônus: momento de confraternização

Quer saber como tornar a tradição de inserir o nome das amigas na barra do vestido ainda mais divertida? 

Peça para as suas madrinhas e outras convidadas especiais prenderem os seus próprios nomes na barra do vestido.

O momento pode ser uma confraternização marcada para o making of da noiva, regado à champagne e petiscos deliciosos. Com certeza o momento será de muita emoção e risadas, rendendo lindas fotos! 

E com certeza eu vou adorar fotografar essa farra! Se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial. 

Gostou de saber mais sobre a tradição do nome das amigas na barra do vestido? Estou sempre oferecendo diversas dicas no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você curte as minhas fotos e deseja conversar sobre o seu casamento, me mande um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!

26 Nov 2020

Nome das amigas na barra do vestido: saiba tudo sobre a tradição

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL