30/04/2020 às 14:00

Conheça os 10 mandamentos da madrinha de casamento perfeita

1896
6min de leitura

Pode comemorar, sorrir e chorar: você foi convidada para ser madrinha da sua grande amiga. E agora, como diria o tio Ben do Homem-aranha: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Por isso eu venho te contar os mandamentos da madrinha de casamento!

Tradicionalmente, a madrinha de casamento funciona como braço direito da noiva, ajudando desde a organização da festa até a escolha do vestido.

Receber o convite para ser madrinha, além de uma prova de amizade, demonstra o grau de confiança da noiva em suas qualidades.

Afinal, ser madrinha é mais do que vestir uma paleta de cores especial e ter uma participação exclusiva na cerimônia.

Da decoração às dúvidas do coração, a madrinha de casamento deve estar pronta para ajudar a noiva - é, sim, uma missão madrinha de casamento.

Portanto, passada a emoção inicial, é hora de saber quais são as suas funções, já que a noiva as confiou para você. Confira 10 mandamentos da madrinha de casamento perfeita!

1. Respeitarás o dress code

Esse é um item que rende muita discussão: a paleta de cores dos vestidos das madrinhas.

Há madrinhas que amam, pois assim terão visualmente um posto de destaque na cerimônia. Por outro lado, há aquelas que fiquem receosas se o tom cairá bem, se encontrarão modelos adequados na cor escolhida e mais.

No entanto, não torne isso um pesadelo - ressignifique e transforme a busca pelo vestido perfeito em um desafio prazeroso.

Se a noiva escolheu uma cor, modelo ou tecido para os trajes das madrinhas é essencial respeitá-lo. Nada de bancar a rebelde. Fazê-la feliz é sua missão!

2. Serás conciliadora do casal

Os momentos pré-casamento podem ser um pouco estressantes e, às vezes, podem surgir brigas e discordâncias entre o casal nos preparativos.

Portanto, um dos mandamentos da madrinha é estar atenta para suavizar possíveis focos de discussão entre os noivos.

As madrinhas e os padrinhos devem estar a postos para levar harmonia aos noivos e fazer aquela conciliação básica.

Que tal uma noite de pizza ou barzinho para descontrair em meio a tantos contratos e compromissos?

3. Deixarás a noiva feliz e relaxada

Vida de noiva é cheia dos compromissos - muitos prazerosos, mas outros que podem gerar alguns percalços.

Dessa forma, não só durante o grande dia, mas na etapa pré-casamento, a madrinha deve tranquilizar a noiva.

Não se esqueça que sua amiga tem um milhão de tarefas e detalhes para resolver, então qualquer tipo de ajuda (mesmo que seja apenas a sua companhia) será sempre bem-vinda. 

Da escolha do vestido ao auxílio para levar e buscar contratos, a madrinha sempre deve estar de prontidão.

Além disso, entre os mandamentos da madrinha sempre estão uma boa conversa, um jantar ou cinema para distrair a noiva da tensão pré-casamento. 

4. Serás presente

Ser madrinha de casamento não significa apenas escolher um lindo vestido e ganhar um lugar especial no altar. 

Agora, você também possui papel importante para ajudar a organizar o grande dia. Por isso, nos meses que precedem o casamento, é possível que você seja convocada para degustações, visitas a ateliês, decoradores e muito mais.

Reorganize sua agenda - tente se fazer presente ao máximo. Assuma o compromisso de madrinha de casamento como qualquer outro trabalho da sua rotina! (Mas é claro que esse job é muito mais prazeroso, né?)

5. Não descansarás até que encontrem o vestido dos sonhos

Por falar em visitas a ateliês, auxiliar na escolha do vestido de noiva é uma das missões mais nobres da madrinha.

Sua amiga precisa sentir que está experimentando o vestido dos seus sonhos, e encontrá-lo pode ser um trabalho de meses e meses. 

Sua presença na prova terá um lado funcional: a noiva precisa de alguém que a oriente e possa mostrar sua opinião sobre todos os detalhes.

E, de quebra, você viverá um momento intenso e emocionante. Será um presente estar ao lado da noiva quando ela finalmente achar o vestido que usará no dia. Pode apostar que será difícil segurar o choro.

6. Organizarás as festas pré-casamento

São muitos os eventos que antecedem o dia oficial do casamento: chá bar, chá de lingerie, chá de cozinha, despedida de solteira e mais.

Ao mesmo tempo, você já sabe que os noivos têm uma sua agenda lotada com inúmeros compromissos com fornecedores para resolver antes do grande dia.

Por isso, nada mais justo que a organização dos chás e da despedida se tornem mandamentos da madrinha.

Afinal, essas são festas que existem justamente para que os noivos se divirtam e descansem durante um período tão corrido.

7. Serás pontual

Pontualidade é um item fundamental para a madrinha, principalmente se você for participar do dia da noiva.

Todas as madrinhas devem ter sua maquiagem e seu penteado já prontos antes da noiva, para não correrem risco nenhum de atrapalhar na logística das fotos do making of da noiva, da saída do hotel e na chegada da cerimônia.

Lembrando que o dia da noiva é um dos momentos em que a noiva mais vai precisar de suas fiéis escudeiras, para sentir que está tudo controlado, e assim tentar ficar mais relaxada. 

8. Estarás presente também no civil

É uma das madrinhas e um dos padrinhos que devem fazer o papel de testemunhas dessa união perante o Estado no casamento civil.

Lembrando que pode ser realizado em outra data (em outro local) ou junto com a cerimônia religiosa. 

Dessa forma, enquanto madrinha, mostre disponibilidade para essa função e, se os noivos não falarem nada, lembre-se de recordá-los sobre este detalhe.

9. Estarás preparada para imprevistos

Enquanto protagonista da festa, a noiva pode não estar preparada ou até mesmo não ter tempo para resolver imprevistos.

Além disso, trata-se do dia mais importante da vida dela - logo, as madrinhas devem ser a rede de apoio para que a noiva não precise resolver nenhum pepino.

Logo, enquanto madrinha, ajude ficando de olho no buffet e no bar, principalmente se a noiva não contar com uma assessoria nesse momento.

Mas, acima de tudo, busque cuidar da noiva e da imagem dela. Auxilie na manutenção dos grampos no lugar, em deixar a maquiagem impecável e  garantindo que ela coma durante a festa.

Uma dica de ouro é levar na sua clutch um pequeno kit de primeiros socorros, com vários instrumentos que podem ajudar naquele momento de necessidade - agulhas e alfinetes são alguns deles, por exemplo.

10. Saberás a hora de sair de cena

Ufa, sua missão madrinha de casamento está quase cumprida. A este ponto, a cerimônia já está acontecendo: deslumbrante, do jeito que os noivos sempre sonharam.

Você estará orgulhosa de ter cumprido o seu papel, já terá participado do making of e tirado todas as fotos tradicionais. Além disso, espero que tenha cumprido todos os mandamentos acima.

Dessa forma, é hora descansar e curtir a festa. Dê espaço para o casal aproveitar a cerimônia e festa a dois e também vá curtir seu amor e os amigos!

Casar uma grande amiga é um momento de muita emoção para as madrinhas de casamento.

Se você foi presenteada com essa função e está ansiosa com os preparativos, tenha em mente esses mandamentos que você será uma madrinha exemplar.

E lembre-se que o importante de tudo você já tem: todo o carinho e amor dos noivos.

Gostou de saber as os mandamentos da madrinha de casamento? Noiva: envie já este artigo para as suas madrinhas. Lembrando que eu estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates requiredSeu nome Email *Data do seu casamento  / / ( dd / mm / yyyy )

E se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Ah, e se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o  seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento! 

30 Abr 2020

Conheça os 10 mandamentos da madrinha de casamento perfeita

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL